Informativo
Voltar

Profissionais planejam exercício simulado que será feito no 22º CBCENF

A Comissão Nacional de Urgência e Emergência do Cofen e as instituições envolvidas querem que os participantes vivenciem a realidade dos Serviços de Resposta às Urgências na região de fronteira

Integrantes da Comissão Nacional de Urgência e Emergência do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Eduardo Fernando de Souza e Sérgio Martuchi, reuniram-se em Foz do Iguaçu nos dias 9 e 10 de setembro com profissionais que prestam Serviços de Resposta às Emergências da Tríplice Fronteira para o planejamento do exercício simulado de atendimento à Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMV), que será realizado durante o 22º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), em novembro.

Para os membros da Comissão, Eduardo e Sergio, o objetivo de todas as instituições envolvidas é, proporcionar aos participantes do 22º CBCENF a realidade e as características dos Serviços de Resposta às Urgências na região de fronteira, cuja participação da Enfermagem e dos demais profissionais nesse tipo de atendimento é crucial para a melhor assistência possível a um maior número de vítimas. Momento importante para a construção de uma equipe multiprofissional focada na melhor condução em situações de crise.

“Durante esses dois dias, definimos todo o escopo do exercício simulado, cenário, recursos humanos e logísticos que serão utilizados neste grande evento. A participação de todos os órgãos de Urgência e Emergência da Tríplice Fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai) foi essencial para os trabalhos, proporcionando um grande Simulado”, afirmou Eduardo.

Também estavam presentes representantes do SAMU 192 de Foz de Iguaçu e Cascavel, da Guarda Civil Municipal e Defesa Civil de Foz do Iguaçu, do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, da Polícia Rodoviária Federal, da Concessionária de Rodovias EcoCataratas, da Diretoria de Urgência e Emergência de Foz do Iguaçu, da 9ª Diretoria Regional de Saúde, do Coren-PR e do Corpo Bombeiros Voluntários de Puerto Iguazu da Argentina e de Ciudad del Leste do Paraguai. As Equipes de Saúde da Marinha Brasileira e do Exército Brasileiro também marcaram presença.