CERTIFICADO 2019
Voltar

Nursing Now quer formar enfermeiros líderes e ampliar mapa de inovações

Com o objetivo de fortalecer a Enfermagem, o tema foi discutido no 22º CBCENF

Para divulgar as metas mundiais e nacionais do Nursing Now e ampliar o mapa de inovações, a campanha global foi tema de um painel, nesta quarta-feira (13), no terceiro dia do 22° Congresso Brasileiros dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF). 2020 já é considerado o ano da Enfermagem, quando será comemorado o bicentenário de Florence Nightingale. Neste período, o objetivo é aumentar a influência da Enfermagem e maximizar suas contribuições para garantir o acesso à saúde em todos os lugares.

O painel foi coordenado pela professora Isabel Mendes, responsável pelo grupo de trabalho do Nursing Now Brasil, que destacou a importância de cada profissional para ajudar a cumprir as metas mundiais da campanha. A mesa trouxe apresentações acerca do tema e, acima de tudo, mostrou exemplos e possibilidades da campanha para fortalecer a Enfermagem criando líderes e destacando experiências exitosas.

A enfermeira Ana Paula Cavalcante, representante da Organização Nacional de Saúde, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), apresentou como funciona a sistematização dessas instituições e como a OMS está trabalhando as questões da campanha do Nursing Now.

Através de um vídeo, a assessora regional da OPAS, Silvia Cassiani, destacou que tem conhecimento do esforço do Sistema Cofen/Corens em ampliar o trabalho da enfermagem para fortalecimento da saúde pública. “A OPAS lançou diretriz estratégica para enfermagem na região das Américas como tema a política, liderança, regulamentação, pesquisa e prática em educação, convido vocês para conhecer esse documento que está na internet”, destacou.

Desafio Nightingale – O Desafio Nightingale foi destaque durante o painel. A palestrante Claudia Laselva, enfermeira do Albert Einstein, membro do Board Internacional do Nursing Now e do grupo do trabalho do Cofen, apresentou o projeto que incentiva o treinamento e formação de lideranças em Enfermagem.

Essa é um dos projetos do Nursing Now, que estimula empregadores da saúde em todo o mundo a garantirem oportunidades de treinamento e formação de liderança para jovens profissionais de Enfermagem. A meta da campanha Nursing Now é beneficiar 20 mil enfermeiros até o final de 2020, com envolvimento de pelo menos mil organizações no mundo.

As experiências do Hospital Albert Einstein foi exemplo de destaque durante a mesa. O hospital assumiu o Desafio. “O Nursing Now depende muito de cada um de nós. Cada um de vocês podem se reunir e pensar em propostas para melhorar a qualificação da Enfermagem, empoderar mais os enfermeiros e para melhorar a saúde da sua região. Esse é o recado principal que queria passar para vocês”, afirmou Claudia La Selva.

Mapa de Inovações – Como uma forma de dar visibilidade às iniciativas inovadoras e exitosas pelo Brasil e, através delas, fortalecer a Enfermagem, a campanha Nursing Now também possui o Mapa de Inovações. O membro do grupo de trabalho Ítalo Rodolfo Silva, mostrou como um profissional pode cadastrar suas iniciativas.

“A campanha Nursing Now tem uma amplitude e, ao mesmo tempo, as suas especificidades locais. A gente espera que no evento as pessoas possam de fato compreender isso de uma forma bastante ampliada. A importância das inscrições e iniciativas no Mapa da Inovação é para que a gente possa em 2020 dar visibilidade a essas experiências exitosas e traçar estratégias de fortalecimento por áreas de atuação”, afirmou Ítalo que pontuou as metas da campanha e como elas estão ligadas a consolidação de políticas públicas.

O técnico de Enfermagem e estudante do curso superior de Enfermagem, Ivo Groff, apresentou o caminho de um profissional para sucesso, suas inspirações e como a campanha pode auxiliar sua formação e seu dia a dia de trabalho.