CERTIFICADO 2019
Voltar

Com dinâmicas e exercícios, oficina debate liderança profissional no 22º CBCENF

Valorização do serviço da Enfermagem foi um dos temas abordados

O 22º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) recebeu, na tarde desta segunda-feira (11), a oficina Liderança em Enfermagem: atributos para a performance profissional, com o professor Frank José Miranda da Universidade Federal de Uberlândia (UFU/MG).

 Com dinâmicas e exercícios, a oficina levou os estudantes e profissionais de Enfermagem a refletirem sobre como eles veem as pessoas e questões do dia a dia. Além de debater que cada pessoa possui traços diferentes e que, com isso, podem contribuir.

Frank ressaltou que um dos objetivos da oficina é extrair dos participantes a valorização do serviço de Enfermagem. “A gente percebe que a Enfermagem tem muita necessidade de conversar sobre esse assunto, como o outro se comporta. Sempre pensamos que nosso comportamento é melhor que o outro”, disse o professor.

Sobre sua participação no congresso, Frank agradeceu o convite e ressaltou que enxergar a Enfermagem de forma diferente, cognitiva e comportamental tem muito significado para ele. “A oficina ajuda a entender que existem pessoas diferentes e personalidades diferentes. O nosso desafio é trabalhar com pessoas diferentes da gente”, finalizou.

A enfermeira Priscila Almeida do interior de São Paulo destacou que nunca havia feito uma oficina tão prática. “O professor Frank conseguiu trazer vários quesitos em relação do desenvolvimento das habilidades de liderança, de maneira tranquila e calma e integrativa”, observou a congressista.