Informativo
Voltar

Cofen e Coren-PR ampliam divulgação do CBCENF em Foz do Iguaçu

Congresso ocorre entre 11 e 14 de novembro, em Foz do Iguaçu

A equipe organizadora do 22º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) e representantes do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR) intensificaram nesta semana a divulgação do congresso, que vai acontecer entre 11 e 14 de novembro em Foz do Iguaçu. O objetivo foi envolver profissionais da região de Foz do Iguaçu e coordenadores de cursos de enfermagem da cidade e tríplice fronteira para divulgar os prazos para inscrição de trabalhos científicos e inscrição no próprio congresso.

“É a primeira vez que o CBCENF acontece fora de uma capital brasileira e a equipe do Cofen quer garantir que os profissionais do Paraná e dos países vizinhos participem em grande número e com a apresentação de cases de sucesso desenvolvidos na região. Será a oportunidade para aprender e trocar experiências com profissionais de enfermagem de todo país”, disse o coordenador do Congresso, Magno Guedes.

A agenda em Foz contou com uma reunião da equipe organizadora com representantes de universidades brasileiras, paraguaias e argentinas, além de visitas a autoridades de saúde locais e regionais e visitas a diversas instituições de ensino. A responsável pela Subseção de Cascavel, Sabrina Zanardi, representou o Coren-PR nas agendas.

CBCENF – Com o tema “A formação e o exercício profissional na era tecnológica: impactos na Enfermagem”, o congresso abordará três eixos temáticos: 1- Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania; 2- Ética, Legislação e Trabalho e 3- Políticas Públicas, Educação e Gestão.

A previsão é que sejam reunidas cerca de 5 mil pessoas durante o congresso, entre profissionais e estudantes de Enfermagem. O maior evento científico anual da área de Saúde na América Latina visa discutir as políticas de saúde e tecnológicas, seus reflexos para as diferentes realidades de Enfermagem no contexto nacional e internacional. Paralelamente, acontecerá durante o congresso o III Encontro Latino-Americano de Saúde Mental, que terá como tema Saúde Global.

Encontro – Aproveitando a agenda em Foz, a presidente do Coren-PR, Simone Peruzzo, se reuniu com um grupo de 20 enfermeiros para uma roda de conversa. O encontro, coordenado pela enfermeira Mariana Fachine, do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, tirou dúvidas dos profissionais sobre processos éticos, protocolos de enfermagem, entre outros assuntos. A presidente aproveitou a oportunidade para falar sobre as funções do Conselho, prestar contas de sua gestão, convidar os profissionais a participar dos encontros e cursos oferecidos pelo Coren/PR e se inscreverem no CBCENF. Estiveram presentes profissionais do Hospital Municipal, Hospital Cataratas, SAMU, UPA e demais serviços de saúde do município.

Fonte: Coren – PR